IP CAMPANHA GAÚCHA

  • Selo atestará origem e qualidade dos vinhos produzidos na Campanha Gaúcha.

  • Apoiada pela pesquisa científica, conquista impulsionará enoturismo na região.

  • Relevo favorece a colheita mecanizada, reduzindo os custos de produção.

  • A Campanha Gaúcha está localizada em faixa de latitudes de regiões vinícolas reconhecidas pela qualidade: África do Sul, Austrália, Argentina, Chile, Uruguai e Nova Zelândia.

  • Indicação vai popularizar o terroir da região dos pampas.

Graças à organização dos produtores da região, os vinhos finos tranquilos e espumantes da região da Campanha Gaúcha conquistaram a Indicação Geográfica (IG), que confere o direito de uso do signo que atesta a origem da bebida. Solicitada pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a IG foi concedida na modalidade Indicação de Procedência (IP), cuja obtenção contou com fundamental apoio da pesquisa científica.

O selo garante que o vinho daquela garrafa expressa as características da região na qual foi produzido. Para chegar a esse resultado, a bebida deve ser fruto de uma rigorosa fase de produção de uvas na área delimitada, bem como de elaboração, na qual devem ser atendidos os requisitos estabelecidos no Caderno de Especificações Técnicas, que define desde as variedades de uva autorizadas para a elaboração dos vinhos, até a etapa de sua degustação, quando um painel de especialistas avalia se o vinho pode receber a atestação de conformidade como produto da Indicação de Procedência Campanha Gaúcha. 

Ver Matéria completa EMBRAPA